h1

Andamento do trabalho

6 de fevereiro de 2010

Dia 5 de fevereiro, tive a oportunidade de discutir no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento algumas reflexões preliminares sobre o desenrolar dos acontecimentos em Porto Príncipe nos dias que sucederam o terremoto. O auditório estava cheio, e após uma descrição etnográfica do que vimos, e de algumas reflexões, o debate foi vivo e entusiasmado. O interesse do público deixou clara uma especial sensibilidade para a situação deste país. No momento, estou elaborando um texto mais completo sobre o terremoto, que deve ser publicado em Novos Estudos Cebrap com fotografias de Cris Bierrenbach. Também nos perguntaram sobre o faremos a partir de agora. Bom, estamos fazendo muitas coisas e, na medida do possível, iremos informando sobre os passos da equipe.

O projeto sobre o impacto do terremoto nas instituições de ensino superior está a todo o vapor, e esperamos ter um relatório até o final de fevereiro. Seguimos fazendo um trabalho prático, tentando que alguns recursos cheguem diretamente aos afetados, e promovendo a reunificação familiar.

E daremos continuidade a algo que já iniciamos no ano passado.

Um dos propósitos do nosso trabalho era disponibilizar para o leitor brasileiro obras clássicas do pensamento haitiano. Estamos concluindo a tradução do volume maravilhoso de Jean Price-Mars, Assim falou o tio, publicado originalmente em 1928 e que em breve será publicado em português com tradução nossa. Do mesmo autor, publicaremos também o opúsculo “A vocação da elite”, que veio a público originalmente em 1919, e estamos organizando uma coletânea de textos de Antenor Firmin (Da igualdade natural das raças humanas) e Thomas Madiou (História de Haiti), ambos autores do século XIX.

Nosso propósito é que um maior número de pessoas tenha acesso à produção intelectual deste país que nos fascina e entusiasma.

Prá já, recomendamos a todos os interessados os seguintes romances: O reino deste mundo, de Alejo Carpentier, e Os farsantes, de Graham Green – ambos publicados em português. E não deixem também de ler Os jacobinos negros, C.R.L. James.

Omar Ribeiro Thomaz

6 comentários

  1. Muito obrigado pelas recomendações de leitura. Estarão sem falta entre as minhas próximas. E os projetos de tradução aos quais vocês estão se entregando são importantíssimos para conhecermos melhor esse país assolado por tantas desgraças, humanas e naturais.


  2. Obrigado pelas recomendações. Esperaremos ansiosos pela tradução! Abraço e força!


  3. Olá pessoal.

    Muito o bom o contraponto que vocês tem feito contando a verdade sobre as catástrofes do Haiti, ao contrário da maioria da mídia impressa e televisiva.

    Segue link de charge que o coletivo de cartunistas que faço parte realizou.

    http://miseriahq.blogspot.com/2010/02/ajuda-no-haiti.html

    Se interessar publicar no site de vocês, ou se precisarem de ilustrações, tiras e charges para algum material de vocês nos comunique

    revistamiseria@yahoo.com.br

    Abração,

    João (o de Jacareí, não o Campinho)


  4. e que vocês recomendaram para os coitados dos haitianos ? A cartilha do PSTU ?


  5. Olá! Meu nome é Rafael Neves, e sou editor do Jornal Comunicação, da UFPR, e gostaria de fazer uma pauta para uma matéria sobre os brasileiros que estiveram atuando no Haiti. Aqui na UFPR temos o Cenacid, um grupo composto por pesquisadores de diversas áreas que também esteve em missão em Porto Príncipe.

    Será que poderiam passar um contato para uma entrevista por telefone e/ou e-mail?
    Se sim, podem passar pelo e-mail:
    rafael.na@ibest.com.br

    Desde já, agradeço

    Rafael Neves
    Editor do Jornal Comunicação UFPR


  6. Olá, Voces escreveram algum artigo ou texto desde 06 de fevereiro?



Deixe um comentário