h1

Povo Impressionante

16 de janeiro de 2010

Quando era pequeno, meu pai costumava dizer: quando ouço Bach, me sinto mais próximo a Deus. Eu, por ser muito pequeno, apenas ria e achava graça da afirmação contraditória.

Cresci. Também ouço Bach e também me sinto próximo a Deus, apesar de ser ateu.

Em três dias nunca estive tão longe e tão próximo de Deus. Momentos após o terremoto, uma das coisas que mais desejei foi um geólogo ou qualquer um que pudesse me tranquilizar dizendo que aquele tremor havia sido o mais forte.

No momento em que escrevo este texto, no entanto, nunca me senti tão próximo a Deus. Os cânticos das senhoras na porta de nossa casa me arrepiam até os ossos.

É difícil entender porque agradecer diante de tanta destruição, mas não é difícil perceber que estas cantorias fazem parte da solidariedade e da cooperação dos haitianos, que transformam qualquer ajuda internacional, ainda inexistente, em mera figurante.

Que povo impressionante.

Otávio Calegari

Anúncios

18 comentários

  1. Ipressionante também são VOCÊS, que estão aí, com coragem força,solidariedade e companheirsimo,fazendo o que podem por eles, nos mostrando o outro lado da realidade.Aprendendo assim com essa “cruel” experiência. Desejo manifestar aqui, as mais sinceras condolências aos povos haitianos…
    Parabéns mais uma vez pelo belo texto.


  2. Otávio:

    Enquanto a televisão fala de milhões de dólares enviados ao Haiti, a ajuda internacional propriamente dita, pelo que parece, enrosca na burocracia.
    Parabéns pela descrição desse povo, com o seu canto e a sua coragem. Fiquei arrepiado.


  3. Amem!


  4. Imaginei a cena, até porque Bach também é meu compositor favorito e mais uma vez fiquei muito emocionada com tudo isso que está acontecendo aí. Você foi feliz na sua descrição. Tenho acompanhado a todo instante que posso, as notícias , e realmente o que nos chega é que vários organismos estão se articulando pra ir até o Haiti, sem falar no dinheiro que está sendo enviado. Porém, acho que o tempo pra se organizar uma ajuda dessas é maior do que desejamos dada a urgência, que é real, sei lá viu? Só sei que estou torcendo por todos aí


  5. Como Testemunha de Jeová não esquecerei de mencionar seu nome em minhas oraçoês
    Jeová o verdadeiro Deus se importa com você e com todos os Hiatianos
    A sede das Testemunhas de Jeová tem dado muito apoío
    ai no Haiti
    muitos de nós morrerão
    Se conhecer uma delas me ponha em contato vu?
    Obrigada
    se cuide


  6. O trabalho de vocês é muito importante Otávio, esclarecer e mostrar a verdade neste momento para o mundo. Paz e muita força neste momento. Muito obrigada pelo teu trabalho.
    Maria Jandre


  7. PESSOAL,
    A GLOBO NEWS ESTA COM O EMAIL DA JOANNA E O SKYPE DO OMAR.ELES DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM VCS. JA ESTAO SABENDO DA HISTORIA DA EMBAIXATRIZ. POR FAVOR, MANTENHAM-SE CONECTADOS SEMPRE QUE POSSIVEL.
    ABRAÇOS!


  8. Esse povo esta manifestando Deus em suas carnes feridas!


    • A biblia diz que Deus é amor
      O que Deus fará no futuro e curar para sempre
      a humanidade. Apocalipse 21:3,4
      Esse sofrimento todo é contra o proposito de Deus
      Os que morreram estão em melhor condições que os vivos porque esses irão retornar a vida em breve.
      E na morte não se senti nada
      -João5:28,29


    • A biblia diz que Deus é amor
      O que Deus fará no futuro e curar para sempre
      a humanidade. Apocalipse 21:3,4
      Esse sofrimento todo é contra o proposito de Deus
      Os que morreram estão em melhor condições que os vivos porque esses irão retornar a vida em breve.
      E depos de morto não se senti nada
      -João5:28,29


      • Não sei se entendeu, bem, quis dizer que esse povo sofrido esta manifestando Deus em suas vidas, principalmente para quem escreveu esse texto, mas do que nós que somente falamos/escrevemos e muito…


  9. Otávio,
    Com meu coração já quebrado pela tragédia, li sobre o tratamento na embaixada no site Terra, e para saber detalhes entrei no blog. Li seu texto e quero dizer que como biológa compreendo os fenômenos físicos, como voluntária que fui na Ásia entendo seus sentimentos, e como cristã entendo teu sentimento de proximidade de Deus, assim também senti quando passei por tragédias, neste momento podemos senti-lo e perceber que podemos ser mais sensíveis, mais humanos, menos egoístas e verdadeiros. Bençãos para vc e sua equipe. Estarei orando. Fé e esperança! (Brasília)


  10. Otávio , a fé e o contato com Deus costuma dar esse arrepio nos ossos .
    Voce esta diante da verdadeira fé . Essas mulheres cantando apenas transmitem a presença de Deus entre voces .
    Se cuide ….


  11. Prezado Otávio,

    Não nos conhecemos, e nem precisamos. O teu primeiro texto também li no site português http://www.resistir.info. Recomendo. Como tenho acompanhado o Blog, lido todos os comentários, resolvi dar um pitaco. A Minustah tem muitos problemas, inclusive em 2004 teve sobre suas tropas a acusação de abuso sexual contra adolescentes haitianas, a quem soldados intimidavam pagando US$ 1,00 para exercitarem suas taras. Todavia , a Minustah é uma força de paz da ONU que foi necessária para impor uma espécie de toque de recolher no Haiti, onde havia muita violência de gangs e de facções criminosas. É importante a liderança brasileira porque coloca o Brasil em proeminência na América Latina, a despeito da direita que tenta encobrir essa importância. A Minustah, portanto, sob os auspícios da ONU, detém o monopólio da violência no país, porque ela é armada em detrimento da população civil que foi desarmada (?) tendo, inclusive, assistido a um jogo de futebol brasileiro (nosso principal produto de exportação) cujo ingresso era a entrega de uma arma. Quanto à ONU, sabemos onde ela se localiza e o respeito que impõe. Vide o caso do Iraque. A verdadeira ocupação, com todos os seus ingredientes, está acontecendo agora com o desembarque de tropas militares dos Estados Unidos, achincalhando com a liderança brasileira e com a ONU. O fato de países como Brasil, Chile, México, Venezuela e Cuba estarem engajados na ajuda ao Haiti é, para o império americano, uma afronta à sua geo-política. Enquanto Cuba envia 300 médicos e 100 paramédicos dentro de sua política humanitária e internacionalista, os Estados Unidos enviam 10.000 militares armados! Agora é que vai começar a ocupação/intervenção, nos verdadeiros moldes americanos já demonstrados em ocupações e intervenções no mundo inteiro. A proximidade de uma tropa militar americana superior a todo o efetivo nacional e da ONU no Haiti, bem próxima à base de Guantánamo, a IV frota, as bases militares na Colômbia, as intervenções nas eleições de Honduras e Guatemala, etc. é muito preocupante para toda a América Latina. Para finalizar quero dizer, respondendo a alguns comentários postados, que vocês, estudantes, não devem favores a ninguém, porque a universidade pública tem a obrigação e o dever de investir na pesquisa. E vocês estão exercendo esse direito com muita dignidade.


  12. E o mais legal é que Deus esta em absolutamente tudo, é tudo, cada ação, cada coisa, cada gesto, cada ser.


  13. Muitos estão dizendo que Deus castigou o Haiti. Mentira
    Deus é amor e tem um dia para acertar contas com a humanidade. -Apocalipse 16:16
    Muita gente má estão vivas com dinheiro no bolso
    Quer dizer que Deus só castigga os pobres?
    E sempre antes de um desastre natural há um aviso
    Será que nesse desastre também não houve?
    Te pergunto


  14. Nem sei se consigo imaginar a sensação que vocês vivenciaram aí, pois só em ler tais registros já sentimos um arrepio tremendo. Como cita se sentir mais próximo de Deus, mesmo sendo ateu, fico a imaginar se não existiu mesmo um propósito nessa viagem para além de um trabalho acadêmico. A sensibilidade e a lucidez política com que descrevem os fatos quem mais poderia fazê-lo nesse momento tão fragilizado?
    Como me sinto pequena diante de tudo isso.
    Muita luz para toda humanidade…


  15. força otávio!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: