h1

Entrevista com cônsul

15 de janeiro de 2010

Pra termos idéia do que é a “cooperação” internacional:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=consul-haitiano-afirma-que-o-africano-em-si-tem-maldicao-04021B3266D4990326&mediaId=1035326

(link indicado por Ana Lucia Araujo)

Anúncios

35 comentários

  1. filho da puta….


    • Se fosse filho de uma, ele talvez tivesse mais misericórdia com quem passa por situações difíceis..
      Esse esqueceu que é humano, ou nunca foi mesmo..


  2. Para contrabalancear, uma notícia boa: Empresário viaja para ajudar as vítimas no Haiti – http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=empresario-viaja-para-ajudar-as-vitimas-no-haiti-04021C3564DC990326&mediaId=1037258 |


  3. A imprensa sensacionalista do mundo rico malvado e rcista sempre apronta umas, não é? hahaha


  4. Ana,
    Qual é a melhor maneira de quem está longe ajudar os haitianos. Moro em São Paulo e já fiz uma doação no site do PNUD?
    Há algo mais que possamos fazer à distância?
    Beijos e parabéns pelo blog.
    Erika


  5. Ele não deve estar em seu juízo perfeito. Comentário infeliz… Lastimável.


  6. Essa pessoa tem uma pobreza de espirito muito comum nos dias de hoje .
    Pessoas com essa postura falsa , podemos ve-las em todos os lugares do mundo . So muda o nome .
    Aqui no Brasil então ….. estamos bem servidos .
    Acho que depois deste comentario infeliz a carreira dele deve ir pro brejo ( espero ) .


  7. Com certeza faz parte da elite que sempre explorou o povo haitiano. Ser preconceituoso e desprezível!!


  8. É essa eu vi…muito bacana…


  9. Pessoal, desculpa o pedido de ajuda.

    Eu sou professora na Howard University (Washington DC) nos EUA.

    Estamos sem noticias de um unico doutorando do departamento de historia que esta em Port-au-Prince e aparentemente essa regiao foi muito atingida. Qualquer ajuda, noticia, é bem-vinda. Tem um time de pessoas tentando contata-lo via os telefones abaixo, mas nao temos noticias:

    Aqui vai o nome e o endereço:

    JUDE DACEUS
    Delmas 30, Impass-Damas 9
    Port-au-Prince

    Telephone:
    011-509-34292688
    011-509-34731974


  10. Sem comentario, homem sem alma, poderia ele estar lá menos um imbecil na face da terra …


  11. Acho que há uma confusão aí: o sujeito, autor do comentário desprezível, é o cônsul haitiano. Ele foi imposto?


  12. Um absurdo…sem palavras tenho amigos e irmão na fé que esta em porto principe e não temos noticia eles estão em missão,nesse momento ORO por todos nessa nação para, que todos estejam bem e tenham forças pra aguentar esses momentos tão tristes.


  13. Ele deve ser da mesma igreja daquele pastor americano, que se diz “cristão”….


  14. Oi! Sou jornalista e tenho acompanhado atentamente as postagens no blog de vocês. Confesso que o descobri por ocasião do terremoto, mas já li tudo e achei a pesquisa que vcs estão desenvolvendo muito interessante também.
    Vocês ganharam uma leitora. A cobertura que tenho lido aqui a respeito do acontecido me faz desacreditar totalmente dessa mídia vendida que temos via TV todos os dias. O povo do Haiti sofre e não é de hoje, sofre com a exploração e o colonialismo em pleno 2010.
    E tudo aqui, bem embaixo de nossos narizes e com a colaboração das tropas de paz(?) da ONU recheadas de brasileiros. Vergonha.
    Continuem o bom trabalho!


  15. Olá Omar e alunos,
    o blog está excelente. Já está no site da ABA!
    Muito carinho para todos vocês
    Bela


  16. Omar, em primeiro lugar gostaria de dizer do alívio de saber que vc (e demais membros da equipe) estão bem – lembrei de vc ter falado dessa viagem quando nos encontramos no Cebrap em nov/09. assim que vi as primeiras notícias, fiquei bastante preocupado. em segundo lugar, lamentar com profunda tristeza a situação dos haitianos, inclusive porque, em função do mestrado que estou fazendo, pude ter uma noção malhor da dimensão histórica desse país. quanto à declaração desse cônsul…
    Força a todos vocês e ao povo Haitiano!


  17. Omar, em primeiro lugar gostaria de dizer do alívio de saber que vc (e demais membros da equipe) estão bem – lembrei de vc ter falado dessa viagem quando nos encontramos no evento comemorativo Cebrap (no sesc vila mariana) em nov/09. assim que vi as primeiras notícias, fiquei bastante preocupado. em segundo lugar, lamentar com profunda tristeza a situação dos haitianos, inclusive porque, em função do mestrado que estou fazendo, pude ter uma noção melhor da dimensão histórica desse país. quanto às declaraçõe desse cônsul…
    Força a todos vocês e ao povo Haitiano!
    (texto corrigido)


  18. várias máscaras cairam com esse terremoto. não sei se vocês estão sabendo do comentário de jabor a respeito da tragédia no haiti: http://blogdojuarez.amazonida.com/wp/?p=737


  19. http://blogln.ning.com/profiles/blogs/terremoto-no-haiti-fez-cair


  20. Tive dificuldades de dar um título a esse comentário, porque esse cônsul realmente é ou deve estar fora de si. Procurar explicações religiosas diante de tamanha tragédia é o cúmulo da loucura. Concordo , que ele com o cargo que exerce, jamais passou e passará pela miséria que os haitianos passam mas, seu ponto de vista , ainda que medíocre, não pode ser julgado nesse momento. Não o defendo, mas também neste momento não consigo emitir opinião sincera.
    Faço esse comentário baseada no fato de que não consigo esquecer o que está acontecendo aí, e às vezes tenho a sensação de que estou sendo mórbida porque as cenas e notícias são as mesmas desde que isso está acontecendo. Fico me perguntando como darão ajuda a esses sobreviventes, como enterrarão esse milhares de mortos, com combater uma epidemia que está mais por vir do que não vir . Fico pensando em como esses sobreviventes farão para reconstruirem suas vidas.


  21. Por que pessoas como esse empresário não são os cônsules e sim um cara escroto e ignorante desse?


  22. Eu vi uma matéria no Estadão ontem, também, de um pastor americano falando, na TV (num programa que era de sua própria emissora, se não me engano) que “o Haiti está pagando por causa do pacto com o demônio que fizeram para se tornarem independentes da França”

    Eu sinceramente não sei o que pensar de coisas assim, eu sempre pensei que todas pessoas têm um coração dentro do peito, mas hoje fico pensando: algumas devem ter uma pedra ou coisa pior.

    Aqui tem um link:
    http://www.jptl.com.br/?pag=ver_noticia&id=18373

    o que choca mais é saber que esse cara já foi candidato a presidência dos eua… ou, talvez isso nem choque tanto assim.


  23. Seria melhor dizer “um tipo de cooperação”, se não dá a impressão para os leitores de que a cooperação internacional se resume em coisas como a da entrevista.

    Abraços a todos,


  24. Pessoal se alguém puder ajudar, aqui vao as informaçoes do estudante que procuramos. Obrigada.

    Red Cross Family links: Click LIST and search DACEUS JUDE
    http://www.familylinks.icrc.org/WFL_HTI.NSF/DocIndex/locate_eng?opendocument

    CNN I-Reports (be patient while the photo uploads)
    http://www.ireport.com/docs/DOC-390811


  25. Enquanto isso aqui no Brasil…

    Daqui o que vemos na televisão e na internet vamos dizer nos canais de maior audiência e maior acessibilidade, ou os meios de comunicação em massa, é que o Brasil esta no comando de uma das maiores ações de ajuda humanitária, reivindicando e apelando aos países do mundo por ajuda solidaria, sobre o seu conduto. Tenho acompanhado as noticias na televisão fechada nos canais de noticia, o que é evidente é o apelo sensacionalista, onde a sensação causada é de que mesmo com todos a destruição, as forças de paz da ONU comandadas pelo Brasil, estão conseguindo controlar a situação, mantendo a paz e se mostrando como um exemplo de ação internacional na ajuda humanitária. A poucas semanas mais precisamente na primeira semana de 2010, as chuvas de verão devastaram cidades inteiras como São Luis do Paraitinga, onde 80% do centro histórico da cidade foi devastado pelas chuvas, ou mesmo Angra dos Reis, entre os outros 121 municípios, sendo 20 mil o número de desabrigados estando 21 deles em estado de emergência e dois em situação de calamidade publica, isso só no estado de São Paulo, a televisão em resumo, apontou o problema das chuvas como um problema de infra-estrutura voltando a “culpa” para esses cataclismo, para os municípios, estados e governo federal, que ao deixarem estas regiões abandonadas, não investiram o suficiente na prevenção destes eventos.
    Um ponto que é importante ressaltar, é a propaganda que esta sendo feita do Brasil, mais especificamente das ações do governo federal, e das empresas que muito provavelmente “ajudaram” a campanha do candidato do atual presidente, nos comercias dos canais de notícia mais especificamente no globo news, que vem dedicando parte muito significativa de sua programação ao “desastre no Haiti”, entre um jornal e outro as propagandas de empresas como vale do rio doce e Bradesco, quando não de carros importados, vem para completar o horário televisivo. A pergunta que eu mais tenho feito é, quais os interesses por traz destas noticias? Quem esta pagando por esta programação? Gostaria muito de acreditar na apresentadora do jornal em cima da hora do globo news ao dizer que as noticias estão sendo veiculadas apenas com o compromisso com a verdade, mais que verdade? Sendo que as noticias da ultima hora, são de dezenas de aviões indo para o Haiti de todos os lugares do mundo, grupos de médicos, todo tipo de voluntários, sem contar nos mais de 350 milhões de dólares de doação arrecadadas. Fico imaginando a agonia dos haitianos pobres ao se verem perante a tanta destruição, sem ferramentas, sem tudo, vendo dezenas de avião chegando quase toda hora trazendo ajuda, mais em verdade a ajuda não esta chegando para eles.
    Ontem passou duas reportagens que ilustram bem a quem estão salvando as forças humanitárias que estão sendo enviadas ao Haiti. A primeira era de um integrante da ONU, que ficou preso dentro do prédio da organização por dois dias e que foi resgatado sem muitos ferimentos, saindo andando e comemorando se resgate, as forças que o resgataram, claro foram os membros da ajuda humanitária, bombeiros com maquinas, socorristas, e as forças da ONU (todos negros). Já a outra reportagem, foi de um outro resgate, de uma menina que foi retirada dos escombros por seus familiares que sem ferramentas adequadas retiraram a de lá com as próprias mãos, (todos negros).
    Parei para assistir a outro canal de noticia, o Record News, que certamente não esta dano a mesma atenção ao fato ocorrido no Haiti como o canal da rede globo, isso fica claro em noticias como, haitianos brigam por causa de comida, forças armadas brasileiras não são capaz de solucionar o problema. Tudo em manchetes curtas. De uma forma ou de outra as ajudas estão sendo enviadas para o Haiti, aqui como já foi dito mais vale ressaltar, é a dimensão política internacional que vem ganhado nos meios de comunicação e a liderança das ações que estão sendo comandadas pelo Brasil. Quais os interesses do Brasil em ajudar tanto o Haiti quando a calamidade publica toma conta de cidades brasileiras, e qual os interes por traz dos veículos de comunicação que ao priorizarem mostrar a destruição haitiana deixaram de reportar sobre as tragédias causadas pela chuva, como tantas outras realidades. De maneira nenhuma penso que tenha comparação um caso com o outro e penso também que toda a ajuda humanitária é um direito para citar a declaração universal dos direitos humanos artigo III Todas as pessoas tem direito à vida, à liberdade e a segurança pessoal, o grande problema nisso tudo esta em si nas redes de interesses que controlam e manipulam não só os meios de comunicação mais a própria comunicação entre os pares. Ficando nós os comuns sem realmente saber o que esta acontecendo.

    Mantemos a comunicação positividades e força


  26. Vale lembrar que esse senhor, por mais incrivel que pareça, não é da “cooperação internacional”:

    George Antoine nasceu em Porto Príncipe e possui familiares de origem africana. Seu bisavô, Philippe Guerrier, negro, foi presidente do Haiti entre 1844 e 1845.


  27. moderador porfavor considere este comentário e não primeiro obrigado.

    Enquanto isso aqui no Brasil…

    Daqui o que vemos na televisão e na internet vamos dizer nos canais de maior audiência e maior acessibilidade, ou os meios de comunicação em massa, é que o Brasil esta no comando de uma das maiores ações de ajuda humanitária, reivindicando e apelando aos países do mundo por ajuda solidaria, sobre o seu conduto. Tenho acompanhado as noticias na televisão fechada nos canais de noticia, o que é evidente é o apelo sensacionalista, onde a sensação causada é de que mesmo com todos a destruição, as forças de paz da ONU comandadas pelo Brasil, estão conseguindo controlar a situação, mantendo a paz e se mostrando como um exemplo de ação internacional na ajuda humanitária. A poucas semanas mais precisamente na primeira semana de 2010, as chuvas de verão devastaram cidades inteiras como São Luis do Paraitinga, onde 80% do centro histórico da cidade foi devastado pelas chuvas, ou mesmo Angra dos Reis, entre os outros 121 municípios, sendo 20 mil o número de desabrigados estando 21 deles em estado de emergência e dois em situação de calamidade publica, isso só no estado de São Paulo, a televisão em resumo, apontou o problema das chuvas como um problema de infra-estrutura voltando a “culpa” para esses cataclismo, para os municípios, estados e governo federal, que ao deixarem estas regiões abandonadas, não investiram o suficiente na prevenção destes eventos.
    Um ponto que é importante ressaltar, é a propaganda que esta sendo feita do Brasil, mais especificamente das ações do governo federal, e das empresas que muito provavelmente “ajudaram” a campanha do candidato do atual presidente, nos comercias dos canais de notícia mais especificamente no globo news, que vem dedicando parte muito significativa de sua programação ao “desastre no Haiti”, entre um jornal e outro as propagandas de empresas como vale do rio doce e Bradesco, quando não de carros importados, vem para completar o horário televisivo. A pergunta que eu mais tenho feito é, quais os interesses por traz destas noticias? Quem esta pagando por esta programação? Gostaria muito de acreditar na apresentadora do jornal em cima da hora do globo news ao dizer que as noticias estão sendo veiculadas apenas com o compromisso com a verdade, mais que verdade? Sendo que as noticias da ultima hora, são de dezenas de aviões indo para o Haiti de todos os lugares do mundo, grupos de médicos, todo tipo de voluntários, sem contar nos mais de 350 milhões de dólares de doação arrecadadas. Fico imaginando a agonia dos haitianos pobres ao se verem perante a tanta destruição, sem ferramentas, sem tudo, vendo dezenas de avião chegando quase toda hora trazendo ajuda, mais em verdade a ajuda não esta chegando para eles.
    Ontem passou duas reportagens que ilustram bem a quem estão salvando as forças humanitárias que estão sendo enviadas ao Haiti. A primeira era de um integrante da ONU, que ficou preso dentro do prédio da organização por dois dias e que foi resgatado sem muitos ferimentos, saindo andando e comemorando seu resgate, as forças que o resgataram, claro foram os membros da ajuda humanitária, bombeiros com maquinas, socorristas, e as forças da ONU (todos brancos). Já a outra reportagem, foi de um outro resgate, de uma menina que foi retirada dos escombros por seus familiares que sem ferramentas adequadas retiraram a de lá com as próprias mãos, (todos negros).
    Parei para assistir a outro canal de noticia, o Record News, que certamente não esta dando a mesma atenção ao fato ocorrido no Haiti como o canal da rede globo, isso fica claro em noticias como, haitianos brigam por causa de comida, forças armadas brasileiras não são capaz de solucionar o problema. Tudo em manchetes curtas. De uma forma ou de outra as ajudas estão sendo enviadas para o Haiti, aqui como já foi dito mais vale ressaltar, é a dimensão política internacional que vem ganhado nos meios de comunicação e a liderança das ações que estão sendo comandadas pelo Brasil que levanta questões como Quais os interesses do Brasil em ajudar tanto o Haiti quando a calamidade publica toma conta de cidades brasileiras, e qual os interes por traz dos veículos de comunicação que ao priorizarem mostrar a destruição haitiana deixaram de reportar sobre as tragédias causadas pela chuva, como tantas outras realidades. De maneira nenhuma penso que tenha comparação um caso com o outro e penso também que toda a ajuda humanitária é um direito para citar a declaração universal dos direitos humanos artigo III Todas as pessoas tem direito à vida, à liberdade e a segurança pessoal, o grande problema nisso tudo esta em si, nas redes de interesses que controlam e manipulam não só os meios de comunicação mais a própria comunicação entre os pares. Ficando nós os comuns sem realmente saber o que esta acontecendo.
    Mantemos a comunicação positividades e força


  28. Senhores teoria da conspiração a parte pelo que se noticia na CNN os Americanos salvadores da pátria(com Obama nobel da paz) deram outro pé na ONU e finalmente acharam um lugar para instalar a 5a frota ai no Haiti ?
    Abraços, boa sorte e que tudo de bom aconteça para vocês e o povo do Haiti.


    • Corrigindo seria a 4a frota.


  29. O comentário deste consul é simplesmente inadmissível!


  30. Omar e colegas, acharam o meu aluno. Ele e a familia estao “bem”. Desconsiderem o meu pedido de ajuda.


  31. PESSOAL,
    A GLOBO NEWS ESTA COM O EMAIL DA JOANNA E O SKYPE DO OMAR.ELES DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM VCS. JA ESTAO SABENDO DA HISTORIA DA EMBAIXATRIZ. POR FAVOR, MANTENHAM-SE CONECTADOS SEMPRE QUE POSSIVEL.
    ABRAÇOS!


  32. Omar, posso saber por que meu comentátio sobre a 4a frota americana foi retirado por vocês ??

    Mesmo assim cointinuo desejando todo de bom para vocês e o povo do Haiti.


  33. Ainda bem que temos intelecutais com a formação como a de vcs, antropólogos, aí no Haiti, para nos colocar a par da realidade vivida neste momento tão dramático, mostrando o outro lado da ajuda internacional!
    Obrigada por nos manter informados. Boa sorte! Que o povo haitiano tenha forças para se recuperar e refazer sua própria História.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: