h1

Andando pela cidade

14 de janeiro de 2010

Ontem e hoje pude sair pela cidade de Port-au-Prince. O que eu vi foi uma população abandonada tentando se virar na medida do possível. Famílias inteiras sentadas na rua conversando e se ajudando.

Não vi nenhum carro da MINUSTAH nem ajuda internacional. Pessoas tentam tirar os escombros de escolas, das universidades e de mercados, na esperança de que haja alguém vivo lá em baixo. Sem escavadeiras, sem trator.

Em relação a presença de brancos na rua eles queriam dar o depoimento para a filmadora, denunciando o descaso internacional.

Porque os 1300 soldaos brasileiros não saíram na rua pra ajudar a população até agora? 48 horas depois do desastre eu fico com a impressão de que a MINUSTAH só está preocupada com o pessoal da ONU, e nunca esteve no Haiti para ajudar o povo haitiano.

Daniel F. Q. Santos

Anúncios

33 comentários

  1. O que me entristece e me envergonha é saber que os governantes aproveitam da desgraça alheia para proveito próprio. Por exemplo,o nosso ministro a Defesa foi ao Haiti e já está de volta, ou seja, foi fazer um tour para se auto promover.


    • Quantas pessoas não morreram nessa tragédia, e fora Dra Zilda quais outros brasileiros que já estavam lá a um certo tempo a mais e no entando o foco é para ELA… e os demais ??????, e o que os demais já vinham fazendo lá …. Certamente uma grande perda mas tambem “certamente” a unica?????? devemos olhar em volta a todos e não somente a alguns, crianças estão sem seus pais, pais perderam seus filhos, suas casas suas vidas, e o nosso grande ministro foi lá trazer Dra Zilda pois “certamente” só ela tem feito grandes coisas para aquele País….


    • Parabéns pelo artigo!!


  2. E o pior de tudo é que na imprensa daqui, não é esta imagem que se passa da força de paz.

    Meninos,

    Cuidem-se.


  3. Agora o nosso presidente vai mais uma vez posar de bom samaritando. Com tantas desgraças em nosso país, mas como não é notório fora do país, mais uma vez a prioridade será o problema dos outros.


  4. estou acompanhando tudo e gostaria de estar lá para ajudar. mAS DAQUI REZO POR TODOS, tenho esperança de ir até la um dia.


  5. É isso aí galera! São esses tipos de relatos que as pessoas tem que saber! Grato pela ousadia militante em contar a verdade!
    Mas continuem enviando.. não deixem essa ferramenta morrer, pois os acessos tem sido importantes para as pessoas que buscam informações de fato.
    Beijos e muita força…
    estamos com vcs!


  6. Também acho, Dani. Isto ficou bastante evidente ontem, na CNN, quando a ONU dava uma entrevista coletiva de NYC. Foram 15 minutos de respostas. Em NENHUM momento a população do Haiti foi mencionada. Deplorável.


  7. Acabei de ver o site de vcs no jornal da REDE TV!É triste ver uma desgraça deste tamanho, é mais triste ver o descaso que vocês escrevem…
    FORÇA, muita FORÇA.


  8. Pois é, e a mídia aqui, tenta nos convencer de uma realidade totalmente diferente… quero ver quem tem coragem de passar esses depoimentos na Tv, pra toda a massa entender bem, essa história do Brasil estar à frente de uma ordem de Paz, e bláblábláblá… a humanidade é nojenta…


  9. Olá pessoal ,fico mais tranquila em receber noticias de vocês e que na medida do possivel estão bem.Espero que vocês e o povo haitiano tenham força e coragem para enfrentar este momento tão dificil.Os pobres são os que mais sofrem com a calamidades naturais , se engana de quem pensar que os haitianos pobres foram vitimas apenas de uma fatalidade natural, são acima de tudo vitímas da exploração que os colocaram na situação de desamparo e desespero ,que agora se agrava pelo terremoto .Daniel,seu relato é valioso por ser real , a televisão aqui apenas mostra sensacionalismo e discursos interessados.Desejo que vocês retornem o mais rápido possivel e em segurança.

    Abraços , Bel.


  10. Isso que a Luma disse é importante…isso aqui é muito importante para quem busca informações reais do que está acontecendo ai. A primeira coisa que pensei quando vi as notícias na tv foi “tenho que saber o que o pessoal que tá lá tem pra dizer”. E foi através do que está escrito aqui, e também através da mensagem que o Omar mandou pro IFCH, que eu estou tendo a dimensão da tragédia pela qual passa o Haiti hoje. Eu não tenho nem o que falar..a não ser que vocês tem que ter muita força, muita luz para encarar o que está acontecendo…
    E que todo o Haiti tenha mais força e mais luz, se é que é possível, para mais essa tragédia que se abate sobre o país.


  11. Impressionante como uma mente “comprometida” fala tanta merda…
    Acorda,imbecil! Tem dezenas de fotos de militares prestando socorro às vítimas, basta você passar os olhos pelos sites G1, Reuters, NYT, Terra,… Enfim, só vocês não vêem.


    • Como tem babaca nesse mundo, vc acredita em tudo o qe sai no G1, Reuters e etc. kkkkkkkkk
      Todo mundo sabe que a mídia é igual as putas mais baratas … Se vendem por pouco.


    • Trágico. Lali pede para que uma pessoa que está lá no Haiti, acesse a internet para saber o que realmente está acontecendo no Haiti…

      Lali chamou de imbecil.. e pediu para acordar..
      Lali tomou a pílula azul..
      Que tristeza..


  12. A propósito, qual é o tema da pesquisa de vocês mesmo?


    • Lali, gostei de vc.

      Suas perguntam carregam uma ignorância pura, quase infantil.
      Dá vontade de ensinar como a um filho.

      Lali, para entender leia os post desde blog desde 17/11/2009, depois entre no site da unicamp e conheça os profissionais da área e o que fazem…


  13. E estão ajudando alguém?


    • Não disse? que gracinha..

      Lali perguntou “E estão ajudando alguém”?

      Lali realmente acredita que um grupo de estudantes de ciências sociais estão tomando sol e relaxando no jardim em meio a 50 mil mortos, e precisa certificar-se que estão sendo altruístas, como ela seria se estivesse lá.

      Lali, vc tem potencial! Daqui uns 10 anos quando vc tiver idade pra Facul, pode cursar Ciências Sociais na unicamp Tb!!


  14. Sabe se existe algum grupo de pessoas voluntárias saindo aqui do Brasil para o Haiti? Existe essa possibilidade agora? Se eu saísse só daqui, haveria algum lugar onde pudesse ser útil?
    Obrigado!
    Fabio


  15. E vcs? o que estao fazendo aí? Já colocaram a mão na massa?


    • Pedro do circulo militar?


  16. O que tenho a dizer para vcs é que DEUS os proteja e a todos os haitianos, tomem muito cuidado. Gostaria de estar aí para poder ajudar. Fiquem com DEUS!!!


  17. Sou jornalista e moro na Suécia e aqui a mídia também escreve sobre a ajuda militar americana e o depoimento de Obama sobre os 100 milhões de dólares. Estamos muito sensibilizados com essa catástrofe e espero que a raca desse povo continue acesa, pq vontade e guarra eles teem. Estou encantada com o trabalho de campo de vocês, está sendo muito gratificante para os brasilieros e para os haitianos. Continuem de olhos abertos para escrever sobre tudo e todos que encontrarem. Torco por voces!!! Boa sorte = lycka till!!


    • Parabéns a vc tb Roberta, foi a primeira jornalista neste blog que li um post de comentário sincero.


  18. É lamentável que pessoas como Lali não parem pra pensar no que REALMENTE está acontecendo e que utilizem esse espaço precioso para criticar esse grupo que, antes de vários de nós, já se preocupava e admirava a história e a coragem do povo Haitiano… sempre admirei vcs meninos, e com a experiência que vcs já tem e estão adquirindo, com certeza vão ignorar esse tipo de comentário inútil de quem assiste (e pior!) acredita no que o JN e o Fantático mostram…
    Muita força aí hein! e não deixem de postar.


    • Não brigue com a Lali, ela ainda é café com leite.. não entende o mundo dos adultos…


  19. Interessante, eu vi pela tevê soldados capacetes brancos, brasileiros, ajudando pessoas nas ruas de Porto Príncipe, pela Record e pela CNN. Vão me dizer que é ilusão de ótica? Qual o interesse de vocês em afirmarem que os soldados brasileiros não estão fazendo nada? Não me digam que vão partidarizar a situação para falar mal do governo brasileiro. Era o que faltava!


  20. Concordo com a Daniele!
    Tem que se desmistificar a imagem das forças de paz, que aqui estão sendo apontadas como a salvação do povo haitiano.
    Força, galera!
    PS: vcs sairam na rede tv, com fotinho e td. Passou uma entrevista com o dedecca, comentando o comunicadop oficial da unicamp, que diz que fara de “tudo” para trazer vcs de volta o mais rapido possivel…


  21. […] […] […]


  22. É de extrema impostancia vc’s relatarem o que as grande organizações não estão fazendo ai e a realidade do povo, pois aqui bem como em em outros paises todos estão pensando que os que verdadeiramente necessitam de ajuda estão sendo ajudado quando na verdade a realidade é outra, muita politica e pouca ação por parte dos grandes governos. (só pra variar um pouco)


  23. Meninos, o trabalho de vocês é muito importante neste momento, relatando este drama! já passei este endereço para todos os meus amigos. Da minha parte muito obrigada por estarem ai ajudando a esclarecer e até ajudando aos nossos irmãos haitianos. Maria



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: